Me foi pedido para escrever sobre a castração de cães e gatos; e eu na verdade achava o tema desnecessário não por não ser importante mas por já ter sido amplamente debatido por diversos meios.
Entretando hoje veio ao meu consultório uma nova cliente que tem 3 cachorrinhas e não tinha a menor idéia da importância da castração. Uma das cachorrinhas , idosa com vários tumores nas mamas…
Naquele momento percebi que nunca é demais abordar o tema uma vez mais. Se aquele bichinho tivesse sido castrado, não estaria passando por este problema agora. Então… precisamos seguir divulgando que a castração não serve somente para o controle de natalidade mas é também uma proteção contra o câncer de mama, útero e ovários.
A castração é a forma mais simples para diminuirmos o número de animais nas ruas, sem dono, sem cuidados, além da diminuição dos casos de câncer. Não podemos seguir ignorando essa informação. Nos machos evita a hiperplasia prostática, hérnia periarial e câncer de próstata, além de diminuir a marcação territorial com urina. Quanto mais cedo é feita a castração melhor quanto aos benefícios.
Eu particularmente prefiro a castração aos 6 meses. Após as vacinas e o desenvolvimento básico e antes da puberdade. Ainda temos mais uma vantagem; Animais castrados são animais mais tranquilos; menos brigas no ambiente familiar; Não podemos dizer que não existe risco algum no procedimento mas, um número muito pequeno de animais apresenta problemas cirúrgicos ou pós – cirúrgicos. Vamos então cada um de nós fazer sua parte neste controle e protocolo de saúde animal. Se cada individuo, consciente, castrar um mínimo de 10 animais ( seu animal e mais alguns de rua para doação ) como ato de cidadania conseguiremos mais rapidamente atingir uma meta satisfatória de diminuição do sofrimento animal.