Leishmaniose




A Leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave acusada por um protozoário (Leishmania sp) que invade diversos órgãos dos animais, provocando severas lesões e podendo levar à morte.

A transmissão ocorre quando o mosquito-palha (flebotomíneo) pica animais infectados e posteriormente pica animais sadios.

A doença não ocorre logo após a picada, o período entre a transmissão e o aparecimento dos primeiros sinais pode variar de dias a anos.

Os sinais clínicos não são específicos, alguns animais podem estar infectados mesmo sem apresentar sintomas clínicos, por isso é importante fazer o teste para diagnóstico da Leishmaniose.

O cão é considerado o principal reservatório, mas animais selvagens e outros animais domésticos também são infectados, dentre eles, os gatos, gambás e ratos.

A Leishmaniose é um zoonose, isto é, pode ser transmitida dos animais ao homem quando o inseto transmissor o pica também.
Os mosquitos-palha (flebotomineos) vivem e depositam seus ovos preferencialmente em lugares úmidos, sombreados e na presença de material orgânico (folhas, frutas, raízes e fezes).

A Leishmaniose não tem cura parasitológica, apesar de existir tratamento para ela.

A prevenção é a melhor opção para combater essa zoonose!

Deixe seu comentário

Precisa de Ajuda?